Sobre

Sobre Alliance Research Group

O nome Alliance significa “Artificial Intelligence in Neuroscience”. A escolha do nome se deu por dois motivos: primeiro, para expressar a importância de formar alianças entre os membros para produzir ciência de qualidade; segundo, porque, na época da fundação, o grupo focava em estudos que utilizavam inteligência artificial no campo da saúde mental. Este primeiro motivo continua sendo um pilar central do nosso grupo e está refletido em nossos valores principais. Hoje em dia, entretanto, o grupo se expandiu, e nossos métodos de pesquisa foram além da inteligência artificial, incorporando tanto métodos tradicionais quanto tecnologias inovadoras, como aplicativos e fenótipo digital. Decidimos manter o nome, pois ele reflete as origens do grupo.

Historicamente, nosso grupo de pesquisa foi pioneiro no uso de análise de big data e machine learning em psiquiatria e neurociências. Usando essas técnicas, construímos modelos preditivos clinicamente úteis capazes de identificar com precisão quem desenvolverá uma doença psiquiátrica, como bipolaridade ou depressão, quem é suscetível ao suicídio e quem desenvolverá comprometimento cognitivo e alterações nas estruturas cerebrais.

Nosso grupo publicou artigos e editoriais sobre o impacto da análise de big data no futuro da medicina de precisão e psiquiatria, postulando que descobertas inovadoras e mudanças no nível populacional envolverão a integração de grandes volumes de dados, focados em uma abordagem centrada na pessoa. Nosso trabalho também ajudou a esclarecer os fundamentos moleculares do declínio cognitivo e da saúde física em transtornos do humor. Além disso, fomentamos a teoria de que a ativação imunológica é um componente-chave nas mudanças que ocorrem no cérebro e na periferia nos transtornos psiquiátricos. Nossas colaborações no estudo do substrato patofisiológico dos transtornos psiquiátricos visam desenvolver novas estratégias terapêuticas.

Mais recentemente, estamos focando no estudo longitudinal de alguns transtornos psiquiátricos, como a bipolaridade, depressão e comportamento suicida. A identificação precoce dessas condições oferece uma janela de oportunidade para intervenção antecipada, proporcionando um melhor prognóstico para o paciente.

Nosso trabalho está ilustrado em 5 livros e em mais de 120 artigos científicos publicados em periódicos de destaque na psiquiatria, como Lancet Psychiatry, Molecular Psychiatry e JAMA Psychiatry, conforme mostrado na aba “Produção Científica

Visão e objetivos

A visão do grupo é promover o conhecimento científico em saúde mental e neurociências, aperfeiçoando a assistência clínica e gerando valor para a sociedade. Nossos objetivos incluem:

  • Gerar conhecimento científico para aprimorar a abordagem, caracterização diagnóstica e tratamento do transtorno bipolar, depressão refratária e comportamento suicida.
  • Formar profissionais de saúde mental qualificados, tanto do ponto de vista acadêmico quanto assistencial, que possam liderar mudanças benéficas para a sociedade.
  • Ensinar profissionais de saúde mental através de cursos ministrados por professores experientes.
  • Desenvolver plataformas digitais e modelos de inteligência artificial que promovam o acesso à saúde mental.

Valores

Os valores do grupo incluem

Fomentar o trabalho em equipe e parcerias dentro e fora do grupo, reconhecendo que os melhores resultados surgem da colaboração. Esse valor está expresso no nome que leva o grupo.
Realizar pesquisas comqualidade para produzir conhecimento científico de alto impacto.
Valorizar e integrar diversas áreas do conhecimento para abordar os desafios da saúde mental.
Priorizar o bem-estar e a saúde mental dos integrantes do grupo, promovendo um ambiente de trabalho saudável e equilibrado. Sem esquecer da prática de atividades físicas, que é um valor em comum dos membros.
Reconhecer e recompensar o mérito, esforço e conquistas dos membros do grupo, promovendo um ambiente justo e motivador.
Encorajar a participação ativa de todos os membros na tomada de decisões, promovendo um senso de propriedade e responsabilidade coletiva.
Estimular a criatividade e a adoção de novas tecnologias e métodos para avançar na pesquisa em saúde mental.
Conduzir todas as atividades de pesquisa de acordo com padrões éticos e de integridade científica.
Comprometer-se com a aplicação do conhecimento científico para beneficiar a sociedade e melhorar a saúde mental da população.
874
Rolar para cima